terça-feira, 5 de julho de 2011

Formação do grão de pólen
No interior das anteras formam-se os microsporângios, também denominados sacos polínicos, onde há células que passam por meiose e originam micrósporos haplóides. Cada micrósporo divide-se por mitose e produz duas células haplóides, envoltas por uma parede resistente. Essa estrutura é o grão de pólen, que representa o gametófito masculino imaturo das angiospermas. Posteriormente, uma das células do grão de pólen divide-se novamente por mitose, originando duas células espermáticas, que são os gametas masculinos.


Polinização
A polinização, nas angiospermas, consiste no transporte dos grãos de pólen das anteras até o estigma da flor. Em certas plantas, esse processo pode ocorrer entre as anteras e o estigma da mesma flor. Na maioria das espécies, porém, ocorre o que os biólogos chamam de polinização cruzada, isto é, uma flor é polinizada por grãos de pólen de outra. O transporte dos grãos de pólen de uma flor para outra é feito por diferentes agentes polinizadores, como o vento, insetos, pássaros etc.

 * Ornitofilia - Polinização pelo vento.
 * Anemofilia - Polinização pelo vento

* Psicofilia - Polinização por borboletas.
Há outras formas de polinização como : Cantarofilia com auxilio de besouros;Falenofilia através de mariposas;Hidrofilia pela água;Artificial pelo homem;Quiropterofilia polinização feita por morcego.

3 comentários:

  1. nao da pra saber qase nada pela ciencia pelo computador qe saco mesmo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Ficou bem claro! Tinha dúvidas sobre a formação do grão de pólen e isso me esclareceu bastante :D

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Ficou bem claro! Tinha dúvidas sobre a formação do grão de pólen e isso me esclareceu bastante :D

    ResponderExcluir