terça-feira, 5 de julho de 2011

Formação do Fruto
A semente em formação libera hormônios que induzem o desenvolvimento da parede do ovário, originando o fruto. Este contém, em seu interior, uma ou mais sementes, os frutos contribuem para sua dispersão, isto é, para que elas se espalhem no ambiente. Os frutos de muitas espécies de plantas são extremamente leves e apresentam expansões em forma de asas (frutos alados), que permitem seu transporte pelo vento. Outras espécies possuem frutos dotados de ganchos, que se emaranham nos pêlos ou nas pernas de animais, sendo por eles carregados. Certos frutos, por serem vistosos e saborosos, são devorados por pássaros e outros herbívoros, que eliminam as sementes em locais distantes da planta que as produziu. Um exemplo interessante de adaptação à dispersão da semente é o fruto do coco-da-baía, que possui um envoltório fibroso que permite a flutuação. Desse modo, o coco é transportado pelas correntes marinhas até as praias onde possa germinar.
* Fruto é o Ovário fecundado e desenvolvido, formado por três paredes (Epicarpo, Mesocarpo e Endocarpo) que recebem o nome de Pericarpo. Há diversos tipos de Frutos – os Secos (Deiscentes – que se abrem, e Indeiscentes – não se abrem); Frutos Carnosos (Drupa – semente envolvida pelo endocarpo, exemplo Abacate – ou Baga – várias sementes, exemplo Mamão, Tomate).
Deiscentes :
A laranja é um fruto Indeiscente!


* Drupa
Coquinho Azedo é uma drupa.
* Baga
Romã é uma baga!
Além disso há os Pseudofrutos – desenvolvimento do Receptáculo (Maçã, Pêra); do Pedúnculo (Caju); Múltiplos (Morango) e Compostos (Abacaxi, Espiga de Milho, Amora). E os Frutos Paternocápios – o ovário se desenvolve sem ser fecundado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário